A MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES
•“Como Nóvoa (1995) e outros autores já afirmaram, é importante dar voz aos professores, trazer à tona o saber que eles possuem e colocá-lo em pauta a partir de determinadas temáticas sobre a escola, o fazer pedagógico e o mundo (por meio dos documentos oficiais, propostas curriculares, pesquisas científicas, etc) para serem conhecidos pelos professores. Ou melhor, colocar em cena saberes diversos para que eles sejam confrontados, estudados, analisados e aprendidos”.
. Currículo no ciclo de alfabetização: Princípios Gerais
•“Como Nóvoa (1995) e outros autores já afirmaram, é importante dar voz aos professores, trazer à tona o saber que eles possuem e colocá-lo em pauta a partir de determinadas temáticas sobre a escola, o fazer pedagógico e o mundo (por meio dos documentos oficiais, propostas curriculares, pesquisas científicas, etc) para serem conhecidos pelos professores. Ou melhor, colocar em cena saberes diversos para que eles sejam confrontados, estudados, analisados e aprendidos”.
. Currículo no ciclo de alfabetização: Princípios Gerais
•O processo de
Alfabetização de crianças e adultos no Brasil refere-se à diversas práticas de
ensino da leitura e da escrita bem como as práticas desenvolvidas em diferentes
espaço: na família, no trabalho, na escola. Um currículo multicultural implica
em propostas curriculares inclusivas que compreendem as diferenças e valorizam
os alunos em suas especificidades, seja cultural, linguística, étnica ou de
gênero o que implica o acesso à alfabetização a um maior número de crianças,
além de respeitar seus direitos de aprendizagem.
Planejando
na perspectiva da interdisciplinaridade
•Conhecimento de forma
articulada: A exemplo de Paulo Freire, que tomou como pressuposto a articulação
entre diversos campos do conhecimento a partir do trabalho com palavras
geradoras, podemos planejar um trabalho de leitura e de escrita que remetem aos
sentidos que são compartilhados pelos alunos, permitindo que a alfabetização
seja algo mais concreto para os sujeitos.
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