terça-feira, 28 de maio de 2013

Um pouco dos nossos conhecimentos !!


 A MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES

“Como Nóvoa (1995) e outros autores já afirmaram, é importante dar voz aos professores, trazer à tona o saber que eles possuem e colocá-lo em pauta a partir de determinadas temáticas sobre a escola, o fazer pedagógico e o mundo (por meio dos documentos oficiais, propostas curriculares, pesquisas científicas, etc) para serem conhecidos pelos professores. Ou melhor, colocar em cena saberes diversos para que eles sejam confrontados, estudados, analisados e aprendidos”. 

 . Currículo no ciclo de alfabetização: Princípios Gerais

O processo de Alfabetização de crianças e adultos no Brasil refere-se à diversas práticas de ensino da leitura e da escrita bem como as práticas desenvolvidas em diferentes espaço: na família, no trabalho, na escola. Um currículo multicultural implica em propostas curriculares inclusivas que compreendem as diferenças e valorizam os alunos em suas especificidades, seja cultural, linguística, étnica ou de gênero o que implica o acesso à alfabetização a um maior número de crianças, além de respeitar seus direitos de aprendizagem.
 Planejando na perspectiva da interdisciplinaridade
 
Conhecimento de forma articulada: A exemplo de Paulo Freire, que tomou como pressuposto a articulação entre diversos campos do conhecimento a partir do trabalho com palavras geradoras, podemos planejar um trabalho de leitura e de escrita que remetem aos sentidos que são compartilhados pelos alunos, permitindo que a alfabetização seja algo mais concreto para os sujeitos.

 

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